Pesquisar Aqui

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Religião? Evangelho!


Leitura bíblica: Atos 17.16-30


Trago boas novas de grande alegria... para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc 2. 10-11)





A palavra religião sugere a idéia de “religar”: é o homem tentando religar- se Deus. Já evangelho (“boas novas”) é a noticia de Deus buscando o homem. Evangelho é Jesus convidando: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (MT 11.28).

Religião é esforço humano; evangelho é empenho de Deus: “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jô 3.16). Deus deixou o céu em busca de nós, tornando-se homem, o que religião nenhuma ensina. O evangelho diz “[Jesus] não considerou que ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens ... e foi obediente até a morte!” (Fp 2.6-8).


Jesus não se oferece como alternativa, mas é exclusivo, afirmando: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jô 14.6).


Pedro, um dos seus discípulos, confirma isso em Atos 4.12: “Não há salvação em nenhum outro, pois abaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.


Infelizmente, porém, o homem quer criar seu próprio meio de chegar a Deus, inventando religiões. Todavia, o plano de Deus pra nós inicia-se com o apelo ao arrependimento e a promessa de vida nova, chamada de “novo nascimento”: “ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”, diz Jesus (Jo 3.3).


Quando o carcereiro de Filipos indagou a Paulo o que fazer para ser salvo, este não o aconselhou a seguir uma religião, mas disse-lhe: “creia no Senhor Jesus e serão salvos, você e os de sua casa” (At 16.31). Isto é evangelho – boa nova para você. – HM


Na religião, o homem procura um salvador; no evangelho, Deus revela o salvador.

Fonte: Pão Diário

Um comentário:

  1. Para mim:
    O Evangelho é Jesus, e Jesus é o própio evangelho - Assim como a mensagem é o espírito da letra, e a letra é Escritura - a Palavra de Deus é a Boa Notícia para cada geração vivificando[espirito do evangelho] o que a Le(i)tra havia petrificado...
    Portanto, o Verbo, a Lei, a Escritura, A Palavra se resume em um só Logos, a saber: Jesus Cristo!

    ResponderExcluir